ANÁLISE PEDAGÓGICA DE TRÊS SITES DE JOGOS
1º site: www.ecokids.com.br
O layout, concepção dos personagens e dos cenários, considerou aspectos como público-alvo e alternativas necessárias ao envolvimento das crianças e adolescentes.
O site aborda os conteúdos sobre ecossistema global, elementos urbanos e diversos tipos de entretenimento como passatempos, receitinhas, eco-oficina, cartões eletrônicos (torpedinhos), histórias em quadrinhos e outras atividades.
No site também encontramos os Direitos das Crianças, Direitos dos Animais, Ecoglossário, Opinião de gente grande, Agenda 21, Empresas envolvidas, Animais em extinção e Dados de pesquisa.
O site é adequado à faixa etária que se destina, crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, necessitando que o(a) professor(a) leia as instruções dos jogos para as crianças que não sabem ler.
Jogos encontrados: O que é? O que é? (12 jogos)
Associação (3 jogos)
Ligue os pontos (15 jogos)
Decifre (2 jogos)
Arcade (1 jogo)
Quebra-cabeças (11 jogos)
Memória (2 jogos)
Cruzadinhas (3 jogos)
Colorir (5 jogos)
Labirinto (1 jogo)
MATIFIC possui várias atividades lúdicas e interativas, chamadas de "episódios", de conteúdos de matemática para serem trabalhados desde a Educação Infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental.
Cada episódio contém as informações sobre, conteúdo relacionado, plano de aula e atividades para impressão. São organizados em etapas de acordo com os conteúdos.
Os tópicos abordados são os números inteiros, operações aritméticas, frações, medições-medidas, geometria, análise de dados, raciocínio lógico e oficina. O(a) professor(a) pode deixar seus alunos acessar e jogar o conteúdo. O site permite personalizar o trabalho para cada aluno, grupo ou turma.
Os conteúdos para cada série ou ano, são organizados conforme o currículo, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular - Matemática e os PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais.Os módulos complementam o currículo e livros didáticos, permitindo selecionar o conteúdo a ser trabalhado a cada semana. O(a) professor(a) recebe relatórios automáticos sobre o desempenho e necessidades dos alunos, relatórios sobre os conteúdos concluídos e relatórios curriculares.
MANGAHIGH é uma ferramenta pedagógica que auxilia os alunos a fixarem o conteúdo de matemática através de jogos. É voltado para o ensino fundamental e ensino médio. As atividades são vinculadas ao currículo, incluíndo suporte pedagógico necessário.
Um recurso digital focado na matemática mas também ajuda a trabalhar outras áreas, como o Português e também as questões emocionais dos alunos, conforme o depoimento dado por uma professora.
De acordo com o conteúdo trabalhado, os alunos recebem os desafios que podem ser resolvidos na sala de aula, no laboratório de informática ou em casa. O(a) professor(a) acompanha os resultados em tempo real, obtendo insights imediatos sobre compreensão e esforço dos alunos que servirão de base para os ajustes pedagógicos necessários.
Possui mais de 700 atividades que auxiliam na compreensão dos conteúdos. A cada desafio superado, o aluno recebe uma medalha e muda de fase.
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