A internet hoje oferece uma gama de sites pedagógicos inimaginável. Neste espaço busco refletir sobre a real função pedagógica de alguns deles tais como; Importância e contribuições para aprendizagem; conceitos e objetivos; que tipo de teoria de aprendizagem é utilizada e a adequação a faixa etária. Acredito que o foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e o raciocínio logico. Mas a Internet, está se tornou um meio fácil para a pesquisa e um pseudo aprendizado. O acesso fácil a portais de busca, de jogos e de respostas instantâneas, a disponibilização de artigos ordenados por palavras-chave facilitam em muito o acesso às informações. Nunca como agora se teve tanta variedade de páginas na WEB, disponíveis a qualquer momento e, em geral, de forma gratuita.
É preciso saber distinguir o que é adequado do que não o é na Web. É preciso reconhecer a confiabilidade de um site. Existem maneiras de identificar a qualidade de um site e, em particular, de um site educativo. Um site educativo tem que ter princípios básicos estruturais, de navegação, de orientação, de design e de comunicação. Muito mais do que isso, um bom site educativo tem que motivar o internauta a aprender, a consultar e a explorar toda e qualquer informação disponível, ou seja um site agradável o fará querer aprender. Para isso, o site deve integrar atividades variadas com o grau de complexidade, de modo a que possam motivar um amplo leque de internautas.
Um bom site deve atender a diferentes capacidades, competências e estilos de aprendizagem, proporcionando graus variados de dificuldade. Deve ser aberto à comunidade educativa deve ter informação específica para os diferentes agentes educativos: alunos, professores e encarregados de educação. Deve apresentar sugestões de exploração e atividades complementares para professores e demais profissionais da educação. As ferramentas de comunicação como e-mail, chat, fórum, áudio e videoconferência constituem um importante requisito de um site educativo. Os sujeitos devem poder deixar as suas opiniões no fórum e, em caso de dúvida, devem poder solicitar ajuda. Por outro lado, penso ser muito importante que aqueles que se encontram no site, em determinado momento, possam conversar no chat, quebrando o isolamento que se pode sentir na Web.
SandroAlex
SandroAlex
Nenhum comentário:
Postar um comentário