Ø
MATIFIC
O site possui mais de 1500
atividades interativas para os alunos com conteúdo matemático completamente
mapeado em relação aos livros didáticos, à Base Nacional Comum Curricular e os PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os modelos de atividades oferecidos exploram o programa completo da educação
infantil até o 6º ano do ensino fundamental, sendo que em cada atividade
informa a habilidade que a criança vai ser capaz ao realizar a atividade
proposta, também disponibiliza informações sobre o episódio (atividade), o
conteúdo relacionado, plano de aula completo e uma versão para impressão.
O Matific permite ao professor
personalizar o trabalho para cada aluno, grupo ou classe, receber relatórios
automáticos sobre o desempenho e necessidades dos estudantes. Além de permitir
acompanhar o uso em todas as escolas do seu município ou sua rede de ensino.
A
plataforma auxilia o processo ensino aprendizagem da disciplina de matemática
por meio da teoria de aprendizagem tradicional mas com exercícios diferenciados
favorecendo o interesse da criança. O layout do site achei claro, objetivo,
atrativo e de fácil acesso. Por ter conteúdo disponível a diferentes públicos
da educação o mesmo adapta a cada um deles dependendo do acesso realizado.
Ø MANGAHIGH
O site Mangahigh é uma plataforma que oferece conteúdo didático de
matemática, possibilitando que este aprendizado ocorra de forma lúdica. O
Mangahigh conta com mais de 200 atividades voltada para o ensino fundamental e
médio e apesar de ser focado na disciplina de matemática, também ajuda a
trabalhar outras disciplinas.
O layout é claro e objetivo. Os jogos são separados por ano, ou seja,
clicando na série que você deseja, o site abre pastas com os assuntos
correspondentes a esta etapa e o professor pode escolher o tema e em seguida o
jogo. Com essa divisão, os jogos podem ser escolhidos de acordo com cada faixa
etária.
O Mangahigh oferece jogos que estão de acordo com os PCN's - Parâmetros
Curriculares Nacionais, além de disponibilizar uma análise estatística das
turmas ou de cada estudante, permitindo ao professor acompanhar de perto o
desenvolvimento de cada aluno, indicando caminhos que podem auxilia-los, sendo
um mediador importante, assim como sugere a teoria construtivista.
Ø
CAMBITOLÂNDIA
O site
deriva do nome do personagem Cambito, criado com a finalidade de representar
crianças moradoras das favelas do estado do Rio de Janeiro e, por meio dele,
entreter crianças, de todo e qualquer público social, através de jogos
educativos e criativos, que despertam a criatividade das mesmas.
O site
apresenta uma plataforma com 29 jogos pedagógicos que abordam temas que
perpassam diversos conteúdos da grade curricular nacional do Ensino
Fundamental, como o Sistema Solar, o Ciclo da Água, a Decomposição dos
Materiais encontrados na Natureza e as Regiões do Brasil, além de outros que
estimulam o desenvolvimento cognitivo e auxilia na alfabetização, como o Jogo
da Memória, Paciência e, o famoso e popular, Tetris.
O site
possui o sistema gráfico simples, com muitas animações e cores vivas. Além
disso, os jogos possuem regras claras e de fácil entendimento, independente da
faixa etária do usuário.
Levando
em consideração as observações realizadas, concluo que o mesmo pode ser
utilizado como recurso pedagógico opcional nas instituições educacionais, pois
propicia momentos lúdicos de aprendizagem e desenvolvimento e, para além,
permite que o educando realize avaliações pertinentes quanto à turma de alunos
que permitir fazer uso do recurso.
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